
Por que a inovação é imperativa no atual mundo dos negócios?
Os avanços da tecnologia estão causando transformações em muitos setores da sociedade, incluindo alterações significativas nos modelos de negócios estabelecidos.
O meio corporativo atravessa um momento de profundas mudanças, impulsionadas principalmente pela chegada de novos métodos de trabalho que se apoiam nas mais recentes tecnologias disponíveis no mercado.
O cenário de incertezas e complexidade que acomete o ambiente de negócios no pós-pandemia exige esforços dos líderes empresariais para que as empresas continuem relevantes. Dessa forma, a importância de se investir na transformação digital cresce dia após dia.
A inovação é um conceito amplo, que colocado no contexto empresarial, refere-se à introdução de novidades em um produto, serviço, estratégia ou modelo de negócio.
Às vezes, uma ideia para um novo produto pode ser considerada uma forma de inovar, mas é também um conceito que ajuda as empresas a se posicionarem de maneira competitiva no mercado, induzindo a criatividade e a eficiência nos negócios a partir da implementação de tecnologias emergentes nos processos de trabalho.
Como resultado, hoje existe uma grande demanda por gestores e executivos com vocação para a inovação empresarial.
A relação entre transformação digital e inovação
Atualmente, quase todas as operações estão sujeitas a algum grau de digitalização. Inovação e transformação digital são termos frequentemente usados como sinônimos, e, sem dúvidas, há uma relação muito próxima entre os conceitos.
Em alguns casos, a transformação digital pode levar à inovação. Em outros, a inovação pode levar à transformação digital.
O fato é que a tecnologia desempenha um papel fundamental em modernizar os processos empresariais, de modo a auxiliar os colaboradores e mitigar riscos dentro das empresas.
Essencialmente, a transformação digital descreve o processo pelo qual uma empresa forma uma estratégia para implementar a tecnologia afim de melhorar os negócios e atender às demandas em constante mudança do consumidor.
Os objetivos de uma transformação digital podem incluir ampliar o alcance da empresa, melhorar a eficiência operacional, transmutar a cultura ou a imagem da empresa.
As práticas de negócios tradicionais são constantemente testadas diante da evolução da tecnologia, e é importante que as empresas modernas reconheçam o potencial inovador da tecnologia para maximizarem seus resultados.
Os riscos de não acompanhar as mudanças
A inovação é crucial para se manter competitivo e ganhar relevância de mercado.
Empresas adaptadas ao uso de tecnologias digitais estão menos expostas a riscos e mais preparadas para se adaptar, ou até se antecipar às mudanças do mercado com mais eficiência, aproveitando rapidamente as novas oportunidades.
Além disso, mantendo os métodos tradicionais - especialmente no que diz respeito à gestão fiscal - a empresa fica em desvantagem frente a concorrentes que utilizam a automação e a tecnologia em nuvem, por exemplo. Isso porque essas tecnologias proporcionam ampla economia de tempo e dinheiro.
Sem inovação, portanto, não há aprendizagem e não há progresso.
Levando isso para o ambiente de negócios, sem propostas inovadoras, com o tempo esse negócio vai estagnar, perder sua vantagem competitiva e, eventualmente, falhar.
Automaticamente, isso tem um impacto negativo na economia e na sociedade como um todo, uma vez que a inovação é o verdadeiro motor da mudança e do progresso.
Há de se ressaltar, também, que a falta de inovação acaba fazendo com que processos que podem ser mais ágeis se tornem demorados e trabalhosos.
Um exemplo claro disso é a gestão tributária – obrigações fiscais podem ser simples quando as tarefas estão apoiadas na tecnologia.
Sem soluções rápidas e eficientes, estar em compliance com as normas fiscais é mais custoso – tanto em tempo como em dinheiro ou processo.
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