Como o SPED Fiscal facilita a entrega das obrigações?

Como o SPED Fiscal facilita a entrega das obrigações?

Empreender em território nacional certamente não é uma tarefa fácil. Na verdade, abrir uma empresa pode ser muito complexo, visto que esse movimento incorre no cumprimento de uma série de tarefas obrigatórias que variam de acordo com as particularidades de cada negócio. E o fato é que as obrigações burocráticas não se encerram após a abertura da empresa – mas se perpetuam permanentemente durante toda a trajetória da organização no mercado. Nesse contexto, a melhor maneira de se manter em dia com as responsabilidades legais é contar com uma forte estrutura de compliance fiscal, apoiada no uso da tecnologia. Por isso, em janeiro de 2007, o Governo Federal instituiu, por meio de um decreto, o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).

 

O sistema pertence à Receita Federal, o órgão público responsável por coletar e analisar a validade das informações fornecidas pelos contribuintes ao Fisco. Dividido em três pilares, o SPED abrange os aspectos fiscais, contábeis e de ICMS das empresas. Antes da chegada desse canal, toda a documentação relacionada às obrigações acessórias era feita em papel, o que implicava em diversas dificuldades tanto para o trabalho dos órgãos públicos como para os contribuintes. A proposta do SPED Fiscal é justamente facilitar essa comunicação através da digitalização dos processos. Desde que foi instituído, o SPED se popularizou no ambiente corporativo, impactando negócios em todo o território nacional.

 

A seguir, separamos alguns dos principais benefícios proporcionados pelo advento do SPED Fiscal para o ambiente de negócios no Brasil.

 

  • Redução de custos

Reduzir custos sempre é extremamente vantajoso para qualquer empresa. E isso, sem sombra de dúvidas, é um dos grandes benefícios do SPED Fiscal. Antes do fenômeno da digitalização de documentos, as empresas geravam enormes quantidades de papel a serem entregues ao Fisco. E, é claro, trabalhar com tanto papel tem o seu custo, e eram justamente as empresas que arcavam com esses gastos. Além disso, era necessário reservar um espaço na empresa para armazenar esses papéis. Agora, com o SPED Fiscal, toda essa documentação é armazenada na nuvem, e as empresas não precisam mais se preocupar com esses custos administrativos.

 

  • Produtividade

De modo geral, a chegada do SPED Fiscal fez com que a entrega das obrigações se tornasse mais simples. Com a plataforma, o tempo gasto pelas áreas de compliance na empresa para garantir a entrega das obrigações acessórias foi diminuído drasticamente. Além do mais, o SPED Fiscal possibilita uma organização muito mais simplificada e eficiente dos documentos. Dessa forma, a produtividade das equipes é impulsionada, e isso definitivamente tem um impacto significativo nos negócios operando em solo nacional.

 

  • Segurança

Quando a entrega das obrigações acessórias era feita por documentos em papel, era muito comum que alguns desses documentos fossem perdidos ou danificados. Isso prejudicava não somente os órgãos fiscalizadores, mas também podia implicar em vazamentos de informações financeiras, algo que pode ser um tanto prejudicial aos negócios. O aprimoramento da segurança dos dados propiciada pelo SPED Fiscal diminuiu expressivamente os casos de perda de documentos e violação de informações, proporcionando mais segurança ao ambiente de negócios brasileiro.

 

  • Acessibilidade

Antes da chegada do SPED Fiscal, acessar informações relacionadas às obrigações fiscais requeria muita organização e disponibilidade de tempo, fator que impactava diretamente na produtividade das áreas administrativas e de compliance das empresas. Por meio do sistema, é possível acessar os dados com mais rapidez e agilidade, favorecendo a prevenção de riscos e facilitando o controle de entrega das obrigações. Nesse sentido, o SPED Fiscal é o grande aliado do compliance fiscal nas empresas.

 

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Régis Lima

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