De olho em 2025: o que esperar das novas tendências para gestão fiscal?

De olho em 2025: o que esperar das novas tendências para gestão fiscal?

  • 26/11/2024

Com o avanço da tecnologia, a mudança constante nas regulamentações tributárias e o contexto econômico global em constante transformação, as práticas de gestão fiscal estão passando por uma verdadeira revolução!

Em 2025, as empresas devem continuar atentar às novas tendências para conseguirem otimizar suas operações fiscais e garantirem conformidade sem perder o nível de eficiência das entregas.

Hoje, o blogpost é dedicado para entendermos conceitos, tecnologias e ferramentas que estarão em alta no próximo ano e que despertam grandes oportunidades para empresas de todos os portes e dos mais diversos segmentos.

 

O blockchain ganhará o seu momento de destaque!

O uso do blockchain já é uma realidade na área fiscal, mas em 2025 esta tecnologia promete avançar, sendo cada vez mais utilizada como um registro confiável e transparente de todas as transações tributárias.

Com esse respaldo de transparência, podemos esperar que a verificação de pagamento de impostos, a rastreabilidade de documentos fiscais e até mesmo a prevenção de fraudes seja facilitada. Portanto, com o blockchain, garantir informações sobre transações e impostos imutáveis será uma tendência cada vez mais comum.

 

A IA permanece na lista

A automação já deixou de ser uma tendência para ser uma vivência recorrente nas empresas e, com a IA e o machine learning, o processamento de dados fiscais deve se tornar ainda mais eficiente, comportando análises cada vez mais volumosas e em tempo real para sanar inconsistências e sugerir otimizações importantes para a conformidade

Sendo um braço de apoio, a inteligência artificial deve se integrar com RPAs e ERPs para ajudar diretamente os gestores nas decisões da área e no planejamento tributário, ganhando cada vez mais caráter estratégico.

 

O poder do armazenamento em nuvem

Segurança e capacidade são dois grandes desafios para muitas empresas e, no departamento fiscal, ainda geram dúvidas de como conciliar ambos de forma eficiente. Por isso, no ano que vem, softwares em nuvem e soluções Cloud estarão cada vez mais na lista prioridades dos negócios.

Além de serem econômicas, pois não precisam de manutenção periódica e nem requerem instalação física por estarem na nuvem, essas ferramentas ajudam no acesso, no controle, na rastreabilidade de registros, no backup de informações e na recuperação de dados fiscais - quando algum dano for causado nos dados financeiros.

A capacidade analítica dessas soluções em nuvem também são um diferencial, sendo escaláveis e flexíveis, palavras-chaves para os negócios modernos de hoje.

 

O uso da API para integrar a operação

Na área fiscal, a API (Aplication Program Interface) serve para ampliar e comunicar de forma eficiente diferentes softwares, facilitando a integração das ferramentas de uma operação de forma segura e, assim, melhorando o compartilhamento de dados.

Também flexível e escalável, como os softwares em nuvem, a API se torna uma tendência nessa área por trazer conforto e precisão para a operação, garantindo que os processos estão coordenados, recebendo os dados necessários da forma certa e no momento certo.

Para 2025, uma gestão integrada fará toda a diferença!

 

A digitalização segue em alta

Uma das tarefas vitais dentro da gestão fiscal, além do gerenciamento das operações propriamente dito, está no planejamento e na análise de oportunidades tributárias. Ao mesmo tempo, estas são atividades complexas e que demandam tempo e precisão.

Em tempos de Reforma Tributária, não tem se falado em outra coisa a não ser se preparar e manter a casa em ordem.

Para isso, apostar em tecnologia fiscal será um grande diferencial, sobretudo nesse momento em que nos aproximamos da transição dos modelos de impostos.

Com a adoção de solução digitais, as empresas podem ter maior controle dos processos, entregar as obrigações com mais agilidade (sem perder a qualidade e a conformidade), além de se manterem atualizadas em relação às novas regras tributárias e fiscais.

Certamente, nesse momento de adaptação, a digitalização é o verdadeiro segredo.

 

Preparando para o novo ano com tranquilidade

Como podemos ver, em 2025, a gestão fiscal será muito mais tecnológica, integrada e estratégica.

As empresas que souberem antecipar essas mudanças e adotar as novas tendências estarão melhor preparadas para garantir conformidade, otimizar custos e melhorar sua performance tributária, mesmo perante uma mudança significative nas leis tributárias.

A chave para o sucesso, por isso, será a capacidade de adaptar-se a um ambiente cada vez mais dinâmico e de integrar a gestão fiscal com as demais áreas da organização, utilizando a tecnologia para transformar desafios em oportunidades.

Para saber como investir da forma certa no setor fiscal do seu negócio, entre em contato conosco! Nosso time de especialistas está pronto para te atender!

Premiações Premiações