Black Friday: Saiba como sua empresa pode se proteger contra problemas fiscais

Black Friday: Saiba como sua empresa pode se proteger contra problemas fiscais

Está chegando um dos momentos mais aguardados do ano para lojas e empresas que veem uma oportunidade única de impulsionar suas vendas. A Black Friday é, com certeza, um momento de euforia de compras com promoções agressivas e, algumas vezes, exclusivas.

Sendo um momento aguardado para alavancar resultados, a data é desafiante e exige que as lojas se preparem para o aumento de atividades em todos os departamentos, inclusive financeiro e fiscal.

No planejamento para a Black Friday, é imprescindível cuidar das possíveis complicações fiscais que podem prejudicar a saúde financeira e a reputação do negócio.

 

O impacto nas operações fiscais

O aumento de vendas também significa aumento na emissão de notas fiscais, o que pode ser uma complicação para as empresas. A duplicidade de notas fiscais pode ser um inimigo muito comum e passar despercebido. Como resultado, o fechamento fiscal ficará diferente do fechamento financeiro, gerando cobranças indevida dos impostos e, consequentemente, multas e atuações devido às inconsistências.

Em paralelo à multiplicação das NFs, isso pode implicar em falhas que afetam o atendimento aos clientes, a contabilidade e toda a área fiscal da empresa.

Além disso, com o aumento da venda de produtos a preços promocionais, o cálculo da tributação pode gerar dúvidas. É de extrema importância saber que o desconto final não pode ser confundido com o valor final na apuração de impostos (ICM, PIS e Cofins).

Outra dificuldade no caminho também pode ser o NCM classificado erroneamente na nota fiscal. Uma vez que os códigos dos mais variados produtos estão incorretos, isso pode causar rejeição da nota ou então o pagamento incorreto dos impostos. Quando o Fisco encontra um erro no NCM, os últimos lançamentos são verificados e a cobrança da diferença vem com multas e juros.

Ou seja, por mais diversos que sejam os desafios, todos eles resultam em impactos operacionais e financeiros, aumento dos gastos e do trabalho de validação da empresa.

 

As recomendações para uma operação segura e consistente

O período de Black Friday é um verdadeiro teste para os setores fiscais e financeiros das empresas e, para garantir que sua empresa não tenha problemas durante a dará e nem no futuro, é recomendado:

1 – Manter registros precisos: ter as vendas documentadas, destacando preços originais e preços promocionais, facilita o cálculo dos tributos e garante a transparência necessário em caso de fiscalização.

2 – Estar atualizado quanto à legislação: ficar atento às regras específicas do estado ou município é a prioridade para este momento e evita surpresas fiscais e cobranças desagradáveis.

3 – Atualizar sistemas de gestão: conseguir realizar cálculos de forma automática, já considerando os descontos e todas as informações corretas sobre os produtos, ajuda a minimizar erros e garantir conformidade dos processos fiscais.

 

Invista em uma Black Friday planejada

As operações de venda são complexas, ainda mais se consideramos o alto volume caraterístico da Black Friday. Assim, é preciso garantir que sua operação funcionará corretamente e sem sofrer instabilidade em períodos de alta demanda.

Para isso, o planejamento prévio faz toda a diferença na hora de evitar problemas fiscais.

Como parte da definição de uma estratégia fiscal, é preciso:

1 – Analisar custos: entender como os descontos vão impactar os lucros e, assim, garantir uma promoção financeiramente viável.

2 – Consultoria especializada: investir em BPO Fiscais ajuda diretamente a sanar dúvidas sobre legislação e regras fiscais válidas, interpretando a Lei de forma íntegra, com o conhecimento técnico necessário para manter a conformidade e ainda abrir espaço para oportunidades.

3 – Tecnologia como aliada da gestão fiscal: com ferramentas e sistemas adequados é possível automatizar processos, reduzir erros e aprimorar a consistência das informações, impedindo que NFs sejam duplicadas ou que dados fiscais sejam processados errados.

 

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Na Lumen IT, a tecnologia fiscal faz parte do nosso DNA. Proporcionando uma gestão fiscal automatizada e integrada a partir das soluções que oferecemos, sua empresa usufrui de um sistema inteligente e robusto, capaz de lidar com o aumento de demandas e acompanhar o crescimento de demandas e do seu negócio como um todo.

As operações fiscais não precisam ser mais morosas como antigamente. Com a solução certa, sua empresa consegue:

- Entregar cálculos fiscais com precisão e agilidade, de forma automática

- Ter acesso a relatórios detalhados sobre vendas e fazer uma análise rica sobre a performance dos processos

- Manter-se atualizado sobre mudanças na legislação tributária em tempo real e de forma automatizada

- Garantir uma operação fluída, segura e precisa, com informações corretas

Para saber mais sobre como podemos ajudar sua empresa durante esse período, entre em contato com nosso time de especialistas!

A Black Friday é uma oportunidade valiosa e pode se tornar ainda melhor se as empresas estiverem preparadas e com a gestão fiscal em dia para aproveitarem ao máximo as oportunidades sem comprometer o futuro do negócio.


Régis Lima

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