
Como a IA pode simplificar o processo de declaração de impostos?
Declarar impostos é uma obrigação anual para cidadão e empresas. Para muitos, o processo consiste em formulários complexos, cálculos complicados e falta de organização para lidar com a constante atualização das leis fiscais.
No entanto, para empresas que estão aderindo à modernidade e possuem tecnologia fiscal, todas essas operações podem ser automatizadas e otimizadas, oferecendo precisão, eficiência e até mesmo uma orientação personalizada.
Este é o caso da IA integrada aos processos fiscais, que vem transformando a forma como os tributos são declarados.
A etapa de coleta e análise de dados
Uma das etapas mais demoradas e propensas a erros na declaração de impostos é a coleta e análise de impostos. A IA pode automatizar essa tarefa, reunindo informações de diversas fontes, como bancos, recibos de pagamentos, transações comerciais e documentos financeiros.
Graças ao machine learning, característica principal da inteligência artificial, é possível categorizar e analisar todos esses dados de forma eficiente, identificando deduções, créditos fiscais e demais oportunidades de economia que poderiam passar despercebidas com a presença de processos manuais.
Além disso, algoritmos avançados de IA são capazes de cruzar informações e detectar inconsistências ou erros potenciais. Isso ajuda a alertar os contribuintes antes mesmo que as declarações sejam submetidas, reduzindo o risco de auditorias e penalidades, além de assegurar precisão e menor esforço manual.
O papel dos assistentes virtuais
Os chatbots e assistentes virtuais também podem ser usados no processo de declaração de impostos, seja interagindo com os contribuintes para responder perguntas ou fornecer orientações e auxílio para o preenchimento de relatórios e formulários.
Se um contribuinte que saber, por exemplo, quais documentos são necessários para realizar uma declaração ou então como ele deve preencher certos campos ou quais deduções são aplicáveis à sua situação fiscal, ele pode fazer essa consulta através dos assistentes virtuais.
Com a garantia de que a IA pode captar as informações direto do banco de dados fiscais oficial, alimentando o sistema com as informações tributárias e legislativas mais recentes, os chatbots e assistentes virtuais se tornam uma ferramenta de suporte contínuo.
De olho nas vantagens
Ao automatizar cálculos complexos, ter uma base de dados atualizada e verificar com precisão as informações inseridas nas declarações, a IA minimiza riscos de erros que poderiam resultar em multas, juros e até mesmo problemas legais.
Investir nessa eficiência também significa estar constantemente atualizado com as mais recentes mudanças nas leis fiscais. Ou seja, as declarações estão sempre em conformidade com as regulamentações atuais, eliminando esse desafio da alçada operacional dos contribuintes.
Falando em processos, é de conhecimento comum que o processo de declaração de impostos é demorado, especialmente em grandes empresas, com altos volumes de transações e dados. Com a IA, esse processo é agilizado e os profissionais da área podem assumir outras atividades, mais estratégicas para o core business do negócio.
Os desafios também importam
Ao mesmo tempo, além das vantagens, precisamos considerar os desafios que a IA impõe aos contribuintes no que diz respeito à integração tecnológica.
Isso porque apesar dos benefícios, a IA na declaração de impostos precisa envolver privacidade e segurança de dados, um aspecto primordial para hoje, principalmente sabendo das consequências que o processamento errado ou o roubo de informações pode gerar na empresa como um todo.
O foco em segurança é o mínimo na busca por soluções com IA e, em paralelo, considerar que os profissionais da área fiscal precisam estar familiarizados com as ferramentas baseadas em IA é mais um passo para o sucesso definitivo.
O treinamento deve ser parte da cultura da empresa, pois é o que garante que os funcionários entendem como integrar a tecnologia aos seus processos e, assim, consegue aproveitar plenamente os benefícios da IA sem se sentir sobrecarregados ou intimidados pela inovação.
Comece já a evoluir em sua gestão fiscal
A IA é apenas um exemplo de tecnologia que pode ser usada para aprimorar processos fiscal e, consequentemente, toda a gestão tributária de uma empresa.
Na Lumen IT, você encontra muitas soluções baseadas em tecnologias avançadas do mercado para expandir sua operação fiscal e garantir o Compliance fiscal de forma tranquila, como você nunca viu antes.
A adoção de tecnologias como esta representam um passo importante rumo a um futuro em que o cumprimento das obrigações fiscais é mais simples, rápida e segura. Se você também está interessado em fazer parte desse futuro, entre em contato conosco!