A base que fundamenta a proatividade do compliance fiscal é a precisão de cálculos. Sendo crucial para orientar informações e entregas de obrigações fiscais, os cálculos tributários dependem de um monitoramento minucioso quanto à complexidade legislativa e a volatilidade das normas, que estão em constante mudança e atualizações, principalmente em tempos de regulamentação da Reforma Tributária. Tratando além da formalidade contábil, a exatidão de análises e cálculos é vital para o cumprimento da estabilidade financeira e entregas fiscais.
Ainda sendo uma tarefa desafiadora para muitas empresas, ignorar a tecnologia, nesse sentido, torna a precisão de cálculos uma realidade impossível, já que as leis estão movimentando-se constantemente e carregam complexidades e aberturas de interpretação que não podem estar supervisionadas apenas pelo controle humano. Não se trata de substituir, mas sim de integrar inteligência fiscal para aprimorar o fluxo de cálculos e, com isso, garantir precisão de informações que são baseadas em regras atualizadas e com credibilidade para o sucesso do compliance fiscal.
Qual o impacto de imprecisão de cálculos?
No momento dos cálculos, é possível que erros sejam desencadeados devido à falta de precisão e o grande volume de informações e dados fiscais que são coletados para apuração. Podemos listar os riscos mais graves como sendo: pagamento a maior de tributos, aplicação do regime tributário incorreto, cálculo de impostos com alíquota a menor, desatualização de legislações, e falha em cumprir com obrigações acessórias. Dessa maneira, os principais motivos que devem fazer o departamento tributário procurar por soluções e aplicar inteligência fiscal são:
- Evitar que declarações sejam entregues com cálculos errados ou incompletos, sujeitando a empresa a não conformidade e, por sua vez, a pagar multas;
- Diminuir a probabilidade de a empresa estar exposta a auditorias fiscais, que investigam a fundo o sistema financeiro e contábil assim que encontram inconsistências;
- Escapar da perda de tempo e de recursos, gerando retrabalho que afetam a produtividade, o fluxo e a entrega de obrigações dentro do período correto, gerando mais custos a serem despendidos;
- Preservar a reputação e a dignidade empresarial, a fim de não minar a confiabilidade perante as autoridades legais, aos clientes e aos colaboradores.
Estando relacionada com a garantia da conformidade, a imprecisão de cálculos deve ser uma preocupação constante das empresas, visando evitar que erros ou deslizes no acompanhamento de informações aconteçam, resultando em impactos que interferem na capacidade de cumprimento de leis e nas despesas financeiras para onerar multas ou penalidades que possam ser reivindicadas. Para isso, adotar medidas inteligentes, de otimização e automação, são primordiais para o aprimoramento do processo.
O caminho para a conformidade está na tecnologia fiscal!
O sistema tributário brasileiro está em constante discussão, tendo como centro a Reforma Tributária, que promete facilitar e simplificar a cobrança e tratamento de impostos, significando um grande avanço para a economia nacional. Além de tal medida legal, que exigirá ainda mais precisão e robustez fiscal das empresas para o período de transição, as empresas podem encontrar os benefícios da otimização e simplificação através de tecnologias fiscais, especializadas e personalizadas para cada tipo de setor, visando desmistificar as dificuldades em apuração de dados fiscais e preservando a conformidade.
Um exemplo claro é a Matriz de Impostos, uma plataforma de alta inteligência fiscal, que se alimenta de atualizações sobre mudanças nas alíquotas do ICMS, IPI, PIS/COFINS e demais impostos provenientes do ONESOURCE Determination, um motor de cálculos poderoso e flexível, que automatiza a contabilidade tributária e agrega valor estratégico e exatidão para o tratamento fiscal. Com destaque para a função de monitoramento tributário diário e automatizado, a empresa já ganha potência na precisão e redução de 60% do trabalho operacional, além de contar com um software seguro e em nuvem, com alta capacidade de regramento e manutenção.
Investir em um motor de cálculos como a Matriz de Impostos é a chance de empresas desviarem dos males que a complexidade tributária causa nas análises e apurações fiscais. Sendo um elemento que fundamenta o cumprimento do compliance, os cálculos devem receber recursos adequados para serem aplicados, de modo a promover eficiência operacional e evitar riscos desnecessários. Na Lumen IT, temos a tecnologia e o time de especialistas que pode adequar a precisão de informações, dados e cálculos fiscais da sua empresa, expandindo a produtividade e a conformidade de forma estratégica e inteligente. Entre em contato conosco para saber como podemos seguir este caminho com você!