O desafio de gerenciar informações de forma estratégica ainda é uma realidade para muitas empresas e pensando em como contornar os labirintos que retardam a eficiência de análise de dados e do histórico financeiro e contábil, a análise preditiva surge como uma tendência para o ano de 2024, sendo uma ferramenta que permite ao planejamento fiscal e financeiro ser muito mais inteligente e produtivo.
Tornando-se essencial para o mundo dos negócios, ao oferecer uma visão profunda e orientada para a gestão da receita e das despesas de uma empresa, a análise preditiva colabora para que tendências sejam antecipadas, padrões sejam identificados e decisões estratégicas sejam fundamentadas e aprimoradas. Pensando que as receitas e as despesas são componentes fundamentais para a saúde financeira, representando o dinheiro ganho com os produtos ou serviços, e os custos associados à operação do negócio, a importância da análise preditiva também se finda no propósito de sustentar o crescimento e a lucratividade empresarial, e estabilizar as práticas de compliance.
O Big Data sendo o core business do Financeiro
O motivo por trás da vantagem de tomadas de decisões mais assertivas está no fato de a análise preditiva fazer uso de Big Data para a gestão financeira, permitindo que possíveis erros e riscos sejam reduzidos se monitorados de forma sustentável na operação. Prevendo tais ocorrências, as movimentações tornam-se mais precisas, tratando-se de uma análise que orienta e agrega informações que baseiam decisões complexas, permitindo um planejamento simplificado e transparente.
No mesmo caminho estratégico, o status financeiro também recebe boas influências de uma análise preditiva, principalmente no quesito de moldar os objetivos do negócio e melhorar a rentabilidade, o fluxo de caixa e, assim, o valor da empresa. Isso em ocorrência da análise preditiva extrair dados do orçamento e do demonstrativo de resultados, por exemplo, e combinar algoritmos que irão direcionar e prever manifestações, contextualizando o cenário financeiro.
A tecnologia, dessa forma, faz parte da análise preditiva, permitindo que a gerência financeira e contábil seja mais eficaz, e que o controle de gastos e ganhos tenham oportunidades de maximizar o lucro, minimizar os custos e, ainda, prever predisposições que podem colaborar para traçar planos contra riscos, inseguranças e erros de dados.
Insights que constroem o futuro saudável da sua empresa
Como já entendemos, a capacidade de previsibilidade da análise preditiva de receitas e despesas nada destaca o poder transformador da tecnologia no âmbito financeiro e contábil. Tal inteligência, por isso, consegue auxiliar no direcionamento de recursos da empresa, tendo impacto até mesmo na área de marketing e vendas, que podem segmentar e personalizar ofertas para aumentar o lucro e, principalmente, a fidelidade de clientes.
O histórico também é um aspecto essencial para a análise preditiva, que leva em consideração as informações e padrões anteriores, permitindo que planejamentos melhores sejam colocados em práticas e evitando desperdícios com custos desnecessários, analisando, assim, oportunidades de economia. Ao lado de tal benefício, a proteção dos recursos também é outra característica que garante o selo de eficiência de uma análise preditiva. Ao detectar comportamentos anômalos nos dados, a investigação é mais ágil e mitiga atividades fraudulentas, garantindo a integridade e a segurança financeira da empresa. Tais insights são decisivos para prevenir que invasões e demais malícias cibernéticas afetem o compliance da organização, um prejuízo de altos custos, que são desconfortáveis para o crescimento da receita e controle das despesas.
Em suma, à medida que o futuro da empresa é projetado com a ajuda de tecnologias, menos imprevisível as más surpresas de custos ou má rentabilidade da receita são uma realidade. O nível ideal de despesas e a capacidade de lucro dependem de boas práticas que se relacionam com a funcionalidade de uma análise preditiva e permitem a estabilidade do controle fiscal e do compliance da empresa, que depende de informações precisas e relatórios auditados para evitar multas e penalidades, além de fortalecer a credibilidade empresarial e minimizar riscos de litígios.
Se sua empresa está pronta para experienciar como a tecnologia pode auxiliar na sua gestão financeira e contábil, entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar a construir um caminho saudável, com custos reduzidos, receitas potencializadas e, claro, com o compliance em dia!