Como o Outsourcing pode influenciar no sucesso da sua empresa?
Diante da competitividade cada vez mais acirrada no ambiente de negócios, se adequar às exigências do mercado nunca me pareceu tão importante
*Por Régis Lima
Pensando nisso, para tornar as atividades empresariais cada vez mais otimizadas e assertivas, é essencial que os gestores busquem por novas estratégias de gestão.
Posto isso, uma prática que vem se destacando entre as instituições e que pode oferecer grandes diferenciais competitivos é o BPO (Business Process Outsourcing), ou apenas Outsourcing. O conceito, mesmo já sendo popular há algum tempo, vai muito além de uma simples terceirização de serviços e envolve recursos externos de forma estratégica, com o objetivo de aumentar o desempenho e, consequentemente, a competitividade do negócio.
Nesse processo, muitos setores de uma empresa podem ser trabalhados com o Outsourcing, como, por exemplo, a área financeira, de TI, Logística, RH ou Contábil. Com isso, é possível que o gestor e sua equipe concentrem maiores esforços e recursos no core business da empresa.
Para se ter uma ideia, somente na área de Tecnologia da Informação, a pesquisa Frost &Sullivan, Brazilian IT Outsourcing Market revelou que atualmente o setor de BPO concentra 48,5% do mercado de TI, com projeções de investimento de aproximadamente US$ 7,9 bilhões até 2021. Já o Outsourcing de Impressão deve crescer cerca de 15% até 2024, segundo relatório da Transparency Market Research.
Os benefícios do Outsourcing
Conforme apontei anteriormente, uma das principais vantagens de investir no Outsourcing é que os gestores e suas equipes podem dedicar mais energia às atividades-fim da empresa. Com isso, é possível desenvolver processos otimizados e cada vez mais eficientes, oferecendo o melhor produto e/ou serviço para seus consumidores, afetando positivamente a corporação como um todo.
Além disso, outros benefícios merecem destaque, tais quais:
- Redução de custos: Uma vez que parte das atividades serão realizadas por profissionais que não fazem parte do quadro de colaboradores da empresa, é possível reduzir custos com os funcionários de acordo com a demanda de serviços de cada setor.
- Otimização do tempo: Com as operações terceirizadas, os colaboradores internos têm mais tempo para se dedicar às principais atividades da corporação, desenvolvendo práticas criativas e de cunho analítico. Com isso, a qualidade de trabalho tende a aumentar, evitando um ambiente sobrecarregado e superficial.
- Crescimento sustentável: Com a redução de custos fixos com o quadro de colaboradores internos, os gestores podem buscar por novos investimentos, visando a melhoria das atividades da empresa. Isso possibilita maior assertividade e otimização, conduzindo a empresa para o sucesso.
Vale destacar ainda que, ao direcionar as operações da empresa às instituições de BPO, o gestor deve se certificar de sua credibilidade, profissionalismo e consultoria para os procedimentos implementados. É imprescindível que a contratada possua um know-how aprofundado, contando com um vasto conhecimento das atividades que serão desempenhadas, bem como com especialistas capacitados e com o uso de tecnologias disruptivas e automação. Além disso, é importante que haja um acompanhamento constante, identificando todos os resultados obtidos pela empresa durante o período da contratação do BPO.
Por fim, destaco que o ecossistema brasileiro de negócios é imprevisível e está sujeito a mudanças frequentes. Pensando nisso, é essencial que nós, como executivos empenhados nas melhores práticas de gestão das nossas empresas, estejamos sempre atentos às ondas de inovação do mercado. E o Outsourcing é, sem dúvidas, um grande passo para o sucesso corporativo!
*Régis Lima tem mais de 16 anos de experiência em Gestão de Equipes e atuação em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais do mercado de TI. Atualmente é diretor executivo na Lumen IT, sendo responsável pelas áreas comercial, financeira e de marketing da empresa.